segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Aula de Português

www.tecnologiasnaeducacao.com.br

Por Carlos Drummond de Andrade

A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender

A linguagem
na superfície estrelada de estrelas,
sabe lá o que ela quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, seqüestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.

....................

Sempre me deparei com a reclamação de meus alunos acerca da tão famosa análise sintática. Essa reclamação sempre aparecia no momento em que eu perguntava sobre seus maiores traumas referentes ao ensino do Português. Fazendo um trocadilho divertido, resolvi criar um espaço para discutir questões ligadas à nossa língua. Baseada em estudos linguísticos e em leituras acadêmicas, em geral, abordarei temas ligados ao uso da língua como prática social, produção de textos, poesia na sala de aula, preconceito linguístico, a verdadeira interpretação de textos na escola, variação linguística, escola ciclada, cidadania, etc. A escolha do poema de Drummond não foi à toa e ele soube, com sua intimidade com as palavras, ironizar a atitude do professor que se acha o único detentor da linguagem. Mesmo escrito há tanto tempo, traduz a impressão que os alunos têm acerca de uma típica aula de Português. Há uma fala minha, conhecida entre amigos que compartilham dos mesmos conflitos referentes à necessidade de mudanças urgentes na educação, que diz: "A escola tem sido o lugar onde menos se pensa e mais se copia." Um abraço a todos!

4 comentários:

Refúgio adolescente disse...

Espero que este blog seja o caminho que muitos alunos estavam procurando na escola de copia e cola
Bjs Mô.Boa sorte
De Matheus Lípari

: A Letreira disse...

Oi aMora, vou seguir... tô precisando voltar pra escola mesmo e tenho certeza que você vai ser uma ótima professora. Beijo, Sô

mô amorim disse...

EEEhhhh...Com esses dois alunos mui lindos acima inscritos nossa aula vai ser uma baguncinha só...rs...um beijo, meus queridos...E que possamos conversar bastante sobre os caminhos da língua e da educação...Mô Amorim

Eduardo Vieira disse...

esse pensamento seu eu vejo muito em várias disciplinas, inclusive a nossa. Copiar é preciso? Não, mas escrever, com um ditado( palavra maldita rsss) interativo é válido, pois os alunos precisam de uma certa organização dentro da folha de papel. Eu tento o máximo possível conversar e promover analogias que acho que eles possam entender! Às vezes , falho, mas ano a ano tento melhorar e já melhorei, pois descobri essa ferramenta do blog que é muito boa. Também passo aos alunos e sobretudo aos pais desses alunos a falta de preconceito com leitura de todos os tipos, leitura da internet, pois as ideias vêm muito cristalizadas até das equipes. A leitura e o conhecimento são a grande chave.Parabéns!!! Quando eu puder contribuir, pode deixar que posto algo....um grande abraço! Eduardo